Foto: Defesa Civil de Faxinal do Soturno (Divulgação)
Devido às fortes chuvas que atingem a região central do Rio Grande do Sul, o trecho da ERS-348, na passagem sobre o Arroio Guarda-Mor, em Faxinal do Soturno, está totalmente interditado desde a madrugada desta segunda-feira (6). A rodovia é o principal acesso ao município de Ivorá.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, o tráfego está proibido para todos os tipos de veículos. O órgão pede atenção redobrada aos motoristas e orienta que evitem a região até que a situação seja normalizada. As equipes seguem monitorando o local e novas atualizações devem ser divulgadas nas próximas horas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em caso de emergência, os moradores podem entrar em contato diretamente com a Defesa Civil do município.
O prefeito de Faxinal, Lourenço Domingos Moro (MDB), destacou que as chuvas têm causado sérios transtornos à população.
— Parte do município está bloqueada, e isso atrapalha o transporte escolar. Ficamos ilhados. O acesso à saúde e o deslocamento das pessoas que moram e trabalham no interior ficam muito prejudicados — afirmou Moro.
— Vamos seguir hoje monitorando a situação. Se a água baixar, colocaremos as máquinas no local, mas ainda não temos previsão de quando conseguiremos realizar esse trabalho — completou.
Em relação à obra na travessia do Arroio Guarda-Mor, Lourenço informou que os trabalhos seguem em andamento.
— A obra já começou, com a fase de fundações e a instalação do canteiro. A expectativa é concluir até o final de 2026, com uma estrutura de 120 metros de extensão e duas vias, mas esperamos entregar antes desse prazo — disse o prefeito.